Rua Antonio Maria Coelho, 1400 - Centro || 8h às 17h - Segunda a Sexta-feira

Terapia Ocupacional

terapia_ocupacional
Legenda: terapia_ocupacional

Área do conhecimento que promove tratamento e reabilitação de indivíduos com alterações cognitivas, afetivas, perceptivas, psicomotoras e sensoriais, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos ou de doenças adquiridas.

Ciência da Saúde que atua também em outros campos, como nos contextos sociais e educacionais, utilizando a atividade humana como base de desenvolvimento e de projetos terapêuticos específicos, considerando recursos e necessidades de acordo com o indivíduo, momento e lugar, estimulando condições de bem-estar e autonomia.

A profissão foi regulamentada por meio do Decreto Lei nº 938/69, do dia 13 de outubro de 1969, no qual foram definidas as atribuições da terapia ocupacional e reconhecida a sua formação como de nível superior.

A sua intervenção se caracteriza pela atuação no desempenho ocupacional por meio de atividades humanas, possibilitando ao indivíduo a ação de planejar e organizar o cotidiano levando à sua melhor qualidade de vida.

Sua intervenção compreende avaliar o paciente, buscando identificar alterações nas suas funções motoras, considerando sua faixa etária e desenvolvimento da sua formação pessoal, familiar e social. A base de suas ações compreende abordagens e/ou condutas fundamentadas em critérios avaliativos com eixo referencial pessoal, familiar, coletivo e social, coordenadas de acordo com o processo terapêutico implementado.

Especialidades reconhecidas pelo Coffito:

A) Acupuntura

B) Contextos Hospitalares

C) Contextos Sociais

D) Saúde Coletiva

E) Saúde da Família

F) Saúde Funcional

G) Saúde Mental

Áreas de Atuação

Educação

. Direção e Coordenação de cursos 
. Docência - níveis: secundário e superior
. Extensão
. Pesquisa
. Supervisão técnica e administrativa

Hospitais Gerais

Ambulatórios

Consultórios;

Projetos Sociais Oficiais

Centros de recuperação bio-psicossocial;

Sistemas Prisionais;

IES;

Órgão de controle social;

Creches e Escolas;

Empresas.

Acessibilidade

O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia

Tamanho da Fonte: A+ A-
Contraste da Tela:
Mapa do Site