No dia 12 de maio, em Brasília, foi realizada a última Reunião Nacional dos Terapeutas Ocupacionais, promovida pela gestão 2012-2016 do COFFITO. Na ocasião, foram discutidas propostas de minutas de resoluções para a Terapia Ocupacional; construção de materiais de divulgação específicos às necessidades da profissão; e ações da Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP), direcionadas à categoria.
De acordo com a vice-presidente do COFFITO, Dra. Luziana Maranhão, durante o encontro os conselheiros puderam avaliar minutas de resolução que serão analisadas pela próxima plenária do Conselho Federal, além de discutir novos projetos de normativas à profissão.
A pauta do encontro contou, ainda, com ações voltadas para abertura de cursos de graduação em Terapia Ocupacional, seja por meio de estratégias de divulgação, ou através da articulação junto ao Executivo e ao Congresso Nacional. Além disso, foi informado o trabalho realizado junto à deputada federal Érica Kokay, que possibilitou a realização de uma audiência pública na Câmara Federal, no dia 15 de junho, às 14h30, para discutir a importância de abertura de cursos de graduação em Terapia Ocupacional no país.
Os projetos de lei que envolvem diretamente a categoria e que estão previstos para entrar na pauta do Congresso também foram mencionados, a exemplo do PL 7.647/2010, que regulamenta o exercício da profissão; e do projeto do Simples Nacional, cuja alteração busca enquadrar o terapeuta ocupacional no anexo III.
Aproveitando o momento, foi relatada a ação da CAP, com apoio do Senador Humberto Costa, que viabilizou a entrega de ofício formalizando a solicitação de desmembramento do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional em duas profissões. A Casa Civil se comprometeu em analisar o pedido.