O presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e terapia Ocupacional de Mato Grosso do Sul (CREFITO 13), Carlos Alberto Eloy Tavares, acompanhado pelo diretor-tesoureiro da entidade, Rodrigo Lucchesi Cordeiro, e pela coordenadora geral Neusa Félix de Azevedo, participou, nos dias 18 e 19, em Brasília, de reunião dos diretores-secretários e diretores-tesoureiros do Sistema COFFITO-CREFITOs, Na pauta, a avaliação de meios que possam tornar serviços mais eficientes, aproveitar a integração do Sistema para obter vantagens e pensar coletivamente sobre a adaptação às novas leis.
Durante os dois dias do encontro, o compartilhamento de experiências e a realidade dos Regionais refletiram o tamanho do País, bem como a situação dos profissionais em cada região. Aproveitando essa união, no primeiro dia do evento, um agente financeiro da Caixa Econômica Federal (CEF) realizou apresentação sobre vantagens oferecidas pelo Banco. No entanto, as ofertas de tarifas inferiores foram baseadas no cenário do COFFITO, sem avaliar os Regionais. Sendo assim, aproveitando um contingente de aproximadamente 200 mil profissionais, a CEF deverá enviar uma nova proposta, levando em consideração todo o Sistema, o que poderá repercutir em mais benefícios ainda. “Esse evento mostrou o que conseguimos alcançar ao estreitar laços, não apenas em conhecimento e novas possibilidades, mas, principalmente, no fortalecimento do Sistema”, afirmou o diretor-tesoureiro do COFFITO, Wilen Heil e Silva.
Sistemas de gerenciamento
A pauta do evento incluiu, também, o sistema contábil (Implanta Informática), que, entre as conveniências, traz a facilidade no gerenciamento dos bens patrimoniais, respeitando as determinações da legislação brasileira. Devido à obrigatoriedade, o COFFITO aproveitou a oportunidade para solicitar à empresa uma apresentação desse serviço aos Conselhos Regionais, uma vez que cada um deles será responsável por sua contratação. Alguns, inclusive, já utilizam o programa e relataram a sua experiência.
Outras ferramentas abordadas foram o COFFITONET e o CREFITONET, sistemas desenvolvidos pelo CREFITO-8 e em fase de inserção em todo o Sistema, visando, assim, substituir serviços pagos. Como ainda não é realidade para todos, o COFFITO resolveu promover aos conselheiros uma apresentação, destacando, por exemplo, que a concepção dos programas teve como premissa as necessidades operacionais dos CREFITOs.
Segundo o diretor-secretário do COFFITO, Cássio Fernando Oliveira da Silva, o momento foi de grande avanço ao Sistema. Além disso, ele ressaltou que os temas discutidos e as sugestões serão encaminhados aos presidentes e, após deliberação, o assunto retornará à pauta dos diretores.
O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia