Os presidentes dos Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITOs) se reunirão no último dia 16, na sede do Conselho Federal (COFFITO), em Brasília, para reunião do Sistema COFFITO/CREFITOs.
Os trabalhos da reunião do Sistema foram iniciados com apresentação da Comissão Especial de Recadastramento, que expos o levantamento das possibilidades existentes no mercado em relação aos modelos de carteira de identidade profissional. A Conselheira e presidenta da Comissão, Dra. Patrícia Rossafa, em observância à Resolução 438/2013, sugeriu a adoção da carteira digitalizada contendo dados pessoais e profissionais. E detalhou dois modelos, levando em conta a segurança, durabilidade, qualidade, o custo e os benefícios específicos. As opções são o documento com Chip PKI ou tarjeta magnética, ambos com tecnologia de Certificação Digital.
Os presidentes de CREFITOs presentes em consenso se comprometeram a examinar as alternativas e a levar os modelos para reuniões plenárias para que seja decidida a opção mais vantajosa em termos de custo benefício.
Caixa Econômica Federal
O representante da Caixa Econômica Federal, Tássio Santana, aproveitou a oportunidade da reunião para apresentar um conjunto de medidas de gestão e benefícios operacionais e de custos para os Conselhos, associações e profissionais. Segundo Tássio, a proposta da CAIXA tem como base uma redução significativa dos custos, em boletos bancários e tarifas, além de benefícios para os profissionais. Os presidentes presentes concordaram em refletir sobre a eventual parceira com o banco
Projetos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos (SONAFE)
Felipe Tadiello, representante da SONAFE e consultor do Comitê Organizador do Rio 2016, apresentou o projeto do serviço de Fisioterapia durante as Olímpiadas e Paralímpiadas. Ele palestrou sobre a ideia de um curso de formação voltado para os profissionais a nível nacional, em parceria do sistema COFFITO/CREFITOs com a SONAFE, já que existe uma demanda de cerca de 900 profissionais para os jogos.
Felipe defendeu que o curso pode ser o grande legado para a Fisioterapia brasileira, “este curso é necessário porque é preciso investir na qualificação profissional, devido as diferenças de capacitação e padronização no atendimento, de acordo com critérios internacionais”, disse.
Após a exposição, foram levantados pelos presentes diversos tópicos a serem trabalhados, como mecanismos de fiscalização e a necessidade de certificação para voluntários estrangeiros.
ABRAFITO
O Presidente do COFFITO, Dr. Roberto Cepeda, aproveitou a oportunidade da presença da Diretoria da Associação Brasileira de Fisioterapia em Traumato-ortopedia para apresentá-los ao sistema, de todos foram parabenizados e recebidos com total apoio por cada presidente de CREFITO.
A pauta do encontro foi extensa e incluiu os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional relacionados à Fisioterapia e à Terapia Ocupacional, a participação do sistema COFFITO/CREFITOs no Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), convalidação de títulos e prova de especialidades e Política Nacional de Refinanciamento de Dívida Tributária (REFIS). Também estão sendo discutidos parâmetros assistenciais, projetos e parcerias, ações do Fórum dos Conselhos Federais da Área de Saúde (FCFAS), grupos de trabalho e comissões.
O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia