Em 2016, o Brasil continuará sendo sede de grandes eventos esportivos, dessa vez, com os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. O porte da ação, o número de competidores e até a construção de uma cidade olímpica representam apenas uma parcela da dimensão desse evento, que movimentará mais uma vez o País. Mas essa ação não trará notoriedade apenas aos competidores, há, ainda, espaço para a realização de sonhos e possibilidade de um upgrade no currículo para os profissionais de saúde. Nesse caso, em especial, os fisioterapeutas, afinal o Comitê Organizador das Olimpíadas e Paraolimpíadas Rio 2016 poderá cadastrar até 700 fisioterapeutas voluntários, que serão responsáveis pelo atendimento durante os jogos.
De olho nessa oportunidade e visando oferecer um serviço qualificado e que atenda a padrões internacionais, a Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE), em parceria com o Sistema COFFITO-CREFITOs, desenvolveu o Projeto de Capacitação e Padronização de Fisioterapeutas para Atuação nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro (2016). Para isso, 16 especialistas desenvolveram uma metodologia que inclui atendimento emergencial, terapia manual, bandagens e eletrotermofototerapia.
No total, a ação pretende capacitar 2 mil profissionais e, para alcançar esse objetivo, foi utilizada a estratégia de multiplicadores, ou seja, foram selecionados 52 fisioterapeutas, sendo quatro representantes de cada Regional, para participar da capacitação e, assim, fazer que sejam aptos a levarem o conhecimento adquirido ao seu estado. A segunda etapa deverá ser realizada em breve e os interessados poderão obter mais informações junto ao CREFITO de sua região.
O presidente do COFFITO, Roberto Mattar Cepeda, lembra que a participação da Fisioterapia nas Olimpíadas e Paraolimpíadas servirá para consolidar a profissão em uma área em que já ocupa grande destaque. Ressalta ainda aos profissionais que essa é uma grande oportunidade para melhorar o currículo, realizar intercâmbio com outros especialistas e, por fim, fazer parte de um momento histórico do País.
De acordo com o fisioterapeuta e consultor do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, Felipe Tadiello, o espaço destinado à Fisioterapia é um grande marco à profissão e servirá para valorizar e mostrar, nacionalmente e internacionalmente, o trabalho do fisioterapeuta no Brasil. Além disso, segundo ele, vale ressaltar que não faltarão oportunidades para mostrar o trabalho da profissão e o talento de cada fisioterapeuta. “Realizamos esse curso para que todos possam participar, independentemente da especialidade. Acredito, inclusive, que a neurologia terá grande destaque, principalmente por causa das Paraolimpíadas”, completou.
Para o presidente do CREFITO 13, Carlos Alberto Eloy Tavares, a iniciativa valoriza a profissão: “É de extrema importância por levar a Fisioterapia ao conhecimento da população por meio das atividades juntos aos atletas. Valoriza e fortalece a profissão”, afirmou.
Cadastro para voluntários
As inscrições para o cadastro de voluntariado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 deverão ser realizadas entre os dias 28 de agosto e 15 de novembro, no site http://www.rio2016.com.
Acompanhe as notícias do COFFITO e fique informado sobre as principais novidades dessa ação.
O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia