Rua Antonio Maria Coelho, 1400 - Centro || 8h às 17h - Segunda a Sexta-feira

Notícias • 27/10/2015
Parceria entre CREFITO 13 e ATREFITO impulsiona luta por avanços na Fisio e na TO em Três Lagoas

A Associação Treslagoense de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (ATREFITO) existe desde 2011. Com o apoio do CREFITO 13, tem se desenvolvido e defendido os interesses de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais nesta importante cidade de Mato Grosso do Sul. Confira a seguir a entrevista com a presidente da Associação, Dra. Daniela Garcia Pacchioni.

 

1 - Como surgiu a Associação Treslagoense de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (ATREFITO)?

 

A Associação Treslagoense de Fisioterapia e Terapia Ocupacional surgiu após algumas reuniões de um grupo de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, que estavam cansados do modo e da forma de como as profissões estavam sendo direcionadas e desvalorizadas. Estas reuniões começaram em 1999 e não seguiram adiante. Em 2011, porém, após algumas reuniões e com a ajuda do CREFITO 13, conseguimos formalizar a vontade destes profissionais e então, em 13 de Outubro de 2011, finalmente foi oficializado o seu nascimento.

 

2 - Quais as principais conquistas da Associação?

 

A primeira conquista da ATREFITO foi se tornar pessoa jurídica, para responder por todas as clínicas de fisioterapia entre outras atribuições. A segunda conquista foi durante as várias tentativas de negociação com a operadora de saúde Unimed, inclusive algumas com a presença do jurídico do CREFITO 13, onde não obtínhamos nenhum sucesso. Neste ano, com a mudança da diretoria, quando novos médicos tomaram a frente da diretoria da Unimed, conseguimos alterar os valores repassados às clínicas quase triplicando-os para as sessões de Fisioterapia, embora ainda estejamos longe do que é pretendido pela classe e estipulado pela Tabela de Honorários de Procedimentos.

 

3 - Quais as principais lutas da Associação na atualidade?

 

As principais lutas na atualidade são o fortalecimento da classe, a união entre os profissionais para que todos tenham objetivos em comum em relação à valorização e o futuro da classe em geral.

 

4 - Que importância tem o CREFITO 13 nestas lutas?

Nenhuma destas conquistas teria acontecido sem o CREFITO 13, que é um grande parceiro, conselheiro e orientador dos nossos passos. Em todos os nossos passos pedimos orientação e somos gratos pelo que o CREFITO 13 têm feito pela ATREFITO. Neste ano, com a ajuda do CREFITO 13, conseguimos reunir um grande número de profissionais no dia 13 de Outubro e, através desta reunião, fizemos uma grande confraternização de classe, objetivando ajuda destes novos associados e futuros dirigentes da Associação que precisa de uma nova diretoria pois entrará em processo de eleição no mês que vem.  

 

5 - Quais as perspectivas de futuro da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional em Três Lagoas para o futuro próximo?

 

As perspectivas são as melhores pois esta junção nos dará fôlego e ânimo novo para seguir adiante buscando o tão sonhado fortalecimento e a valorização profissional e ainda lutaremos sempre mais pela não precarização das profissões.  

Acessibilidade

O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia

Tamanho da Fonte: A+ A-
Contraste da Tela:
Mapa do Site