Nós, do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 13º Região (CREFITO-13), MANIFESTAMOS O NOSSO REPÚDIO E INDIGNAÇÃO em relação à fala da Dra. Rosana Leite, secretária-adjunta de Saúde na matéria ‘’Fila para fisioterapia chega a 20 mil, mas falta profissional para contratar’’, postada no site do CAMPO GRANDE NEWS.
O CREFITO-13 informa que atualmente existem mais de 4.000 profissionais registrados no Mato Grosso do Sul, cerca de 1500 em Campo Grande, todos aptos para exercer a Fisioterapia. Dentre estes, muitos são especialistas, mestres e/ou doutores, que além da titulação, possuem expertise na Fisioterapia e elevado nível de resolutividade, o que torna a afirmação da Dra. Rosa Leite extremamente infundada.
Cabe esclarecer, ainda, que ao final de 2021, na Câmara Municipal, o CREFITO-13, por meio do atual Presidente Dr. Renato Silva Nacer e da Comissão de Assuntos Parlamentares, atuou diretamente com os vereadores visando a aprovação dos Projetos de Lei 10.320/2021 (que dispõe sobre o Plano Plurianual do Munícipio – PPA) e 10.319/2021 (estima a receita e fixa despesas do munícipio de Campo Grande para 2022).
No dia 1º de fevereiro de 2022 o Prefeito de Campo Grande vetou parcialmente os Projetos de Lei Nº 10.320/2021 e 10.319/2021, que garantiriam melhorias no atendimento em Fisioterapia e Terapia Ocupacional à população e reduziria drasticamente o tempo de espera para o início do tratamento.
Dentro de ambos os projetos de lei, o CREFITO-13 defendeu os seguintes dispositivos:
- Criação de um Centro de Referência Municipal em Fisioterapia e Terapia Ocupacional;
- Estruturação de Centros Municipais de Fisioterapia e Reabilitação;
- Aumento em 30% do quantitativo de Fisioterapeutas em 2022 (LOA) e aumento gradativo em 50% entre 2023 e 2025 (PPA).
Esse projeto de lei foi encaminhado à Prefeitura ainda em dezembro, que respondeu vetando TODOS os dispositivos citados, por meio das mensagens Nº 229 e 230 de 29 de dezembro de 2021, disponíveis no site da Câmara Municipal de Campo Grande.
Em 2023, o CREFITO-13 tentou contato com o secretário de Saúde do município e chegou a agendar uma reunião na SESAU, que foi desmarcada pela assessoria do Dr. Sandro Benites. Na ocasião, o Dr. Renato aguardou cerca de 2 horas na recepção da SESAU para ser informado que o secretário não poderia atendê-lo.
Por fim, no dia 30 de Junho do corrente ano, o Presidente do CREFITO-13 participou do Comitê Estadual de Mato Grosso do Sul do Fórum Nacional da Saúde do CNJ, onde foi levado em pauta a demanda reprimida de assistência fisioterapeuta especializada na rede da saúde pública de Campo Grande.
Diante dos fatos apresentados, fica evidente que o problema não é e nunca foi a falta de profissionais capacitados.
O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia