Mato Grosso do Sul foi representada pelo Dr. Carlos Ruas durante o I Congresso Internacional em Vibração Mecânica & Práticas Integrativas e Complementares (PIC), realizado entre os dias 5 e 7 de maio, em Cabo Frio (RJ).
O evento contou com palestrantes de renome nacional e internacional, que abordaram as pesquisas que estão sendo realizadas a respeito dos temas do Congresso, que além de palestras e workshops, também contou com a apresentação de pôsteres.
Durante o evento, a Associação Brasileira de Fisioterapia em Práticas Integrativas e Complementares (ABPIC) explanou sobre a formatação de sua parceria com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO).
“Como a acupuntura tem uma participação importante nessas práticas integrativas e complementares, minha participação - como presidente da Sociedade Brasileira de Fisioterapeutas Acupunturista no Estado (Sobrafisa-MS) e presidente da Câmara Técnica de Acupuntura do CREFITO 13 - foi técnica e política. Foi uma oportunidade de discutirmos a participação dos fisioterapeutas nas PICs (acupuntura, moxabustao, homeopatia, fitoterapia, termalismo, hipnose etc.), uma vez que nossa profissão oferece um grande leque de atuação”, afirmou Ruas.
“Com a realização desse evento, os fisioterapeutas vislumbraram novas frentes de estudos, pesquisas, bem como uma ampliação no mercado de trabalho para atuação desses profissionais”, complementou.
SOBRAFISA
A SOBRAFISA se reuniu no Congresso para discutir diversos assuntos relaticos à instituição e à acupuntura, bem como para dar início aos estudos para a realização do Congresso Brasileiro de Acupuntura, que deverá se realizar em outubro, em Curitiba (PR).
“Dessa forma entendo que o evento foi de grande importância para os fisioterapeutas e para toda a comunidade cientifica”, finalizou Ruas.
O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia