O G1 divulga com exclusividade um novo trecho do filme "Nise: O coração da loucura", dirigido por Roberto Berliner e estrelado por Glórias Pires. O longa tem estreia prevista para 21 de abril.
No vídeo, Nise apresenta o resultado do seu trabalho no Setor de Terapia Ocupacional para dois de seus colegas. Conhecidos por usar os mesmos tratamentos destrutivos que Nise repudiava, os doutores questionam a eficácia do tratamento proposto por ela, provocando uma resposta brilhante da doutora.
"Nise: O coração da loucura" explora a revolução realizada por Nise que ecoou pelo resto do país, abolindo tratamentos violentos e destrutivos, como a lobotomia e o eletrochoque.
Nise da Silveira foi pioneira no uso da terapia ocupacional através de um ateliê de pintura e um tratamento baseado no afeto e no convívio com animais domésticos, métodos revolucionários que são referência até hoje.
O longa foi filmado durante dois meses no Instituto Nise da Silveira no Engenho de Dentro, local onde ficava o Hospital Psiquiátrico Pedro II. Lá foram revelados grandes nomes das artes plásticas, como Emydgio de Barros, Raphael Domingues, Lucio Noeman e Fernando Diniz. A descoberta do talento deles é apresentada no filme, que mostra o primeiro contato com a tinta, o pincel e o barro.
Clique aqui e veja vídeo do filme.
O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia