A Fisioterapia Respiratória foi destaque no programa Bem Estar da Rede Globo do último dia 13. A ASSOBRAFIR, que representa os Fisioterapeutas especialistas em Fisioterapia Respiratória no Brasil manifestou sua insatisfação com a matéria veiculada no programa, cujas informações não são condizentes com o responsável exercício da profissão e da especialidade.
O Crefito 13 apoia o posicionamento da ASSOBRAFIR com relação ao assunto e ressalta a importância de profissionais qualificados exercendo a profissão com o objetivo de oferecer à sociedade serviços de qualidade na área de Fisioterapia.
Veja AQUI a reportagem equivocada.
Confira abaixo o texto da ASSOBRAFIR:
Ver um profissional que não é fisioterapeuta apresentando e realizando de forma equivocada e inadequada, técnicas de fisioterapia durante o programa, provocou um enorme constrangimento entre todos os profissionais da área e especialistas que utilizam de técnicas e recursos fisioterápicos, de acordo com a melhor evidência científica, visando o verdadeiro BEM ESTAR dos pacientes.
A Fisioterapia não é uma técnica profissional e sim uma profissão, regulamentada por lei federal e de exercício exclusivo do fisioterapeuta, conforme a legislação em vigor, como pode ser conferido abaixo:
“Decreto-Lei 938, de 13 de outubro de 1969.
Art. 3º É atividade privativa do fisioterapeuta executar métodos e técnicas fisioterápicos com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do cliente.”
Além disso, a Fisioterapia Respiratória é uma especialidade reconhecida e disciplinada pelo Cnselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, através da Resolução COFFITO número 400/2010, como Especialidade Profissional em Fisioterapia Respiratória, deixando claro que o fisioterapeuta especialista possui conhecimento específico para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, em todas as fases do desenvolvimento ontogênico, com ações de prevenção, promoção, proteção, educação, intervenção, recuperação e reabilitação do cliente/ paciente/ usuário.
O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia