Cerca de 40 alunos de Fisioterapia de sete Estados do País estão reunidos desde ontem na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande (MS), para uma reunião do Conselho Nacional de Estudantes de Fisioterapia (CONEFi).
O objetivo é discutir políticas e propostas para rearticular a executiva nacional do Conselho. Segundo Janainny Magalhães, estudante da UFMS, a retomada do Conselho por meio do fortalecimento do movimento estudantil surgiu com apoio do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Mato Grosso do Sul (CREFITO 13) e da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (BENFISIO), durante o último Congresso da Abenfisio, realizado em setembro passado, em Curitiba.
“Pretendemos montar uma gestão interina para fazer o Encontro Nacional de Estudantes de Fisioterapia e, a partir daí, possibilitarmos uma eleição para a executiva nacional até o final deste ano ou janeiro de 2015”, afirmou Janainny.
Cid Gonzaga, estudante da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), disse que o objetivo é lutar por uma formação mais generalista, com compromisso social: “Não temos isso hoje nas universidades. Os estudantes têm muito a contribuir com este debate”, afirmou.
Presente ao evento, o Diretor Secretário do CREFITO 13, Fernando Pierette Ferrari falou da importância do CONEFi. “É importante, entre outras coisas, pela rearticulação do movimento estudantil, e, também, para formar lideranças que venham a ocupar espaços da fisioterapia no futuro“, afirmou.
O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia