Rua Antonio Maria Coelho, 1400 - Centro || 8h às 17h - Segunda a Sexta-feira

Notícias • 09/04/2024
Equoterapia na Fisioterapia e na Terapia Ocupacional potencializa o desenvolvimento biopsicossocial de crianças e adultos com TEA!

 

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de Saúde, Educação e Equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou de necessidades especiais, ou seja, é um método terapêutico que utiliza o cavalo como instrumento de trabalho, baseada na prática de atividades eqüestres e técnicas de equitação. A Equoterapia é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como método terapêutico desde 09 de Abril de 1997. 

O movimento rítmico, preciso e tridimensional do cavalo, que ao caminhar se desloca para frente, trás, para os lados, para cima e para baixo, pode ser comparado com a ação da pelve humana no andar, permitindo a todo instante entradas sensoriais em forma de propriocepção profunda, estimulações vestibular, olfativa, visual e auditiva, provocando um deslocamento do centro gravitacional do paciente, desenvolvendo assim o seu equilíbrio, a normalização do tônus, controle postural, coordenação, redução de espasmos, assim como, respiração, fala, linguagem. Visto que se trabalha em cima da manta para se ter o contato direto do movimento do cavalo com o corpo do paciente, também há um estímulo dos receptores exteroceptivos. Durante toda a sessão as terapeutas também ajudam a estimular a auto-confiança, auto-estima, estimulação tátil, lateralidade, cor, organização e orientação espacial e temporal, memória, percepção visual e auditiva, direção, analise e síntese, raciocínio, e vários outros aspectos.

Na esfera social, a Equoterapia é capaz de diminuir a agressividade, tornar o paciente mais sociável, diminuir antipatias, construir amizades e treinar padrões de comportamento como: ajudar e ser ajudado, encaixar as exigências do próprio indivíduo com as necessidades do grupo, aceitar as próprias limitações e as limitações do outro. O praticante em tratamento conta com o acompanhamento de uma equipe interdisciplinar formada por profissionais da área da Saúde – Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Terapeuta Ocupacional, Psicóloga, Psicomotricista e Médico.

Acessibilidade

O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia

Tamanho da Fonte: A+ A-
Contraste da Tela:
Mapa do Site