O Departamento de Fiscalização (DEFIS) do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional MS (CREFITO 13) está atuando com afinco na defesa da comunidade e do bom exercício profissional.
Na última semana de setembro a agente fiscal Sarah Elisa Zizemer esteve nos municípios de Cassilândia e Paranaíba. Nos últimos dias 8 e 9 foi a vez dos municípios de Agua Clara e Inocência receberem a visita do DEFIS.
O profissional Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, amparados pela Lei 938/69, exercem suas atividades atendendo as necessidades da população. Em contrapartida, a mesma legislação que assegura essa prerrogativa prevê que os profissionais sejam fiscalizados por seus pares, a fim de oferecer à comunidade um exercício profissional sério, competente e de qualidade.
É o DEFIS quem vai combater o exercício ilegal das profissões e promover o respeito, o conhecimento, a orientação e o esclarecimento de quem trabalha regido por ele, na defesa de uma assistência de qualidade à sociedade
“Este Departamento - e sua estrutura funcional - não tem poupado esforços no sentido de desenvolver uma sistemática que, ao exercer a fiscalização com eficiência, prestigie o profissional cumpridor da lei e, proteja a população de ser enganada por pessoas não habilitadas ao exercício de Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, conhecidos com ilegais”, afirmou o coordenador do departamento, Conselheiro Dr. Marcio Maryuama.
A equipe realiza a fiscalização em órgãos públicos, empresas, consultórios, hospitais, instituições de ensino superior e também atendem às denúncias que chegam ao Conselho quanto ao exercício ilegal da profissão.
No CREFITO 13, o Departamento de Fiscalização é coordenado pelo Conselheiro Dr. Marcio Maryuama e composto pelo Conselheiro Dr. Carlos Alexandre Xavier da Silva, Agente Administrativo Werner Vinícius da Silva Bezerra e Agente Fiscal Sarah Elisa Zizemer.
O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia