Foi oficializada, durante o XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, a criação da Associação Brasileira de Fisioterapia em Práticas Integrativas e Complementares (ABPIC). O objetivo da entidade é fortalecer e avançar nas práticas integrativas e complementares dentro da Fisioterapia.
Sob a presidência de Clailson Farias, a Missão da ABPIC é defender, assistir e proteger direitos e interesses de seus associados, nacional e internacionalmente, propondo diretrizes, soluções e ensino continuado para proporcionar ampliação no mercado de trabalho do fisioterapeuta, melhorando sua remuneração e possibilitando um atendimento de excelência aos usuários.
A associação surge paralelamente à ação do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) de garantir a prescrição das práticas integrativas e complementares através de sua resolução nº 380 de 03 de novembro de 2010.
A Resolução 380 contempla a prescrição de acupuntura/MTC, homeopatia, fitoterapia, florais, hipnose, termalismo/crenoterapia/balneoterapia, fisioterapia antroposófica e magnetoterapia, aumentando o campo de atuação do fisioterapeuta e garantindo melhores salários.
O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia