O CREFITO 13, representado pela conselheira Dra. Tathyanne Sanches Orlando participou em Salvador (BA) da Reunião de Conselheiras Terapeutas Ocupacionais do Sistema CREFITOs - que teve como pauta principal discussões sobre o Projeto de Lei 3364/19, que regulamenta o exercício profissional da terapia ocupacional.
A ABRATO (Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais) apresentou na Câmara dos Deputados nova minuta de PL baseada na origem do projeto anterior. É que o PL 3364/2019, que tramita de autoria do deputado Rogério Correia (PT-MG), não representa a regulamentação defendida pela categoria profissional.
Houve cortes no texto anterior, referentes à área da reabilitação e tecnologia assistiva. A regulamentação da profissão de Terapeuta Ocupacional é uma luta que já dura há nove anos. A PL 7647/10, chegou a ser arquivado no fim de 2018 pelo fato do autor, o ex-deputado Milton Monti, não ter sido reeleito.
Mais discussões
Neste ano, o encontro ocorreu na sede do CREFITO 7. Outros assuntos relevantes foram debatidos no encontro como Política de Atenção Básica/NASF e procedimentos específicos de Terapia Ocupacional; Referencial Nacional de Procedimentos de Terapia Ocupacional; Incentivo a abertura de cursos de Terapia Ocupacional; Resolução 488 COFITTO; Campanha Nacional; e ABRATO e Associações de Especialidade.
O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia