Nos dias 8 e 9 de maio a equipe do Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de MS (CREFITO 13), Sarah Zizemer e Marcio Maruyama foram a Brasilândia e Três Lagoas para realizar fiscalizações nas clínicas destes municípios.
O enfoque foi a fiscalização dos estágios da AEMS, onde foi constatada a presença de seis acadêmicas realizando estágio obrigatório de maneira irregular. O estágio era realizado em outras cidades (Brasilândia e Castilho), sem Termo de Compromisso, sem preceptor docente, e pelo menos um dos locais não possuía registro no CREFITO-13.
Um dos locais de estágio foi a Clínica Municipal de Brasilândia. Esta clínica estava em condições precárias de funcionamento. Foi determinada a suspenção dos estágios até sua regularização.
A equipe do CREFITO 13 conversou com a coordenadora do curso e ela informou que as acadêmicas em questão já retornaram aos estágios na cidade de Três Lagoas, onde sua prática está regularizada.
Confira abaixo as regulamentações do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) para os estágios obrigatório e não obrigatório.
O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia