O presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Mato Grosso do Sul (CREFITO 13), Carlos Alberto Eloy Tavares, e o diretor-secretário da entidade, Fernando Pierette Ferrari participam, em São Paulo, do XXV Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia e do II Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia, que acontecem entre os dias 15 e 18 de setembro.
A temática do evento será “FORMAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E CIDADANIA: PREENCHER O VAZIO ASSISTENCIAL PARA O BEM CUIDAR”. A programação preliminar foi construída a partir de demandas de fóruns anteriores e das nossas redes sociais. As Coordenações Nacional e Estaduais da ABENFISIO organizaram os temas visando discussões atuais e relevantes no desenvolvimento do ensino em fisioterapia para formação participativa e cidadã para a assistência e bem cuidar da saúde da população brasileira.
“Muito importante participar deste evento que trata de temas fundamentais para a formação dos fisioterapeutas. É uma oportunidade de trocarmos ideias, aprofundarmos conceitos e debatermos novas perspectivas para o ensino”, afirmou Tavares.
O evento contará com oficinas cujos temas serão voltados a metodologias ativas de ensino, avaliação por estações e educação interprofissional; rodas de conversa, onde será abordada a Fisioterapia no contexto da formação política, social e ética; painéis com discussões da temática principal do Fórum e assuntos como políticas públicas e necessidade sociais da assistência fisioterapêutica e as Diretrizes Curriculares Nacionais. Além disso, haverá os encontros temáticos tradicionais de coordenadores, discentes e as comissões de educação do Sistema COFFITO/CREFITOs, associações de especialidades. Para qualificar o debate estarão presentes representantes do Ministério da Saúde e da Educação, gestores, usuários, profissionais de serviços, estudantes e professores.
“A presença de gestores da saúde e da educação, assim como usuários, estudantes e profissionais, qualifica estes debates e traz visões diferenciadas que podem ajudar a fortalecer o ensino e construir novas perspectivas para ele”, disse Ferrari.
Os resumos dos trabalhos científicos e dos relatos de experiência já poderão ser enviados para apreciação da Comissão Científica. As apresentações se darão sob a modalidade de pôster, em corredores temáticos.
A Assembleia Geral Ordinária pautará a reestruturação do estatuto da ABENFISIO, assuntos referentes à formação do fisioterapeuta para realidade de saúde do brasileiro e as questões políticas e administrativas da Associação.
O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia