Rua Antonio Maria Coelho, 1400 - Centro || 8h às 17h - Segunda a Sexta-feira

Notícias • 04/12/2015
CREFITO 13 participa da última Ação Cidadania do ano, neste sábado
O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Mato Grosso do Sul (CREFITO 13) participa, neste sábado (5), da 6ª e última edição de 2015 do Programa Ação Cidadania, que leva aos bairros de Campo Grande os serviços nas áreas de saúde, educação, cidadania e cultura, bem como os cursos de qualificação profissional do Sesi e Senai e o encaminhamento para estágio feito pelo IEL.

O evento, promovido pela Fiems e o Sesi, acontece das 8 às 15 horas, no campo de futebol localizado na Rua Anselmo Selingardi, entre as ruas Domingos Belantani e Léa Maria Barbosa Marquês, no Bairro Dom Antônio Barbosa.

Para o presidente do CREFITO 13, Carlos Alberto Eloy Tavares, o evento é uma oportunidade de aproximar a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional da população. “Tem sido um enorme prazer participar desta ação da Fiems e do Sesi. Ao levarmos informação à população, fortalecemos ambas as profissões”, afirmou.

As cinco primeiras edições deste ano da Ação Cidadania atraíram 9.151 pessoas e fizeram 38.655 atendimentos nas regiões do Aero Rancho, São Conrado, Santa Luzia, Nova Lima e Jardim Noroeste. Além disso, o Programa ainda realizou o “Talentos do Bairro”, uma iniciativa para descobrir novos talentos e promover o entretenimento da população dos bairros da Capital, que terá sua grande final neste sábado, quando os selecionados das outras cinco edições vão disputar com os selecionados da região do Dom Antônio Barbosa.

Nesta última edição do ano, com o apoio de 20 parceiros, a Ação Cidadania pretende receber público de 1,2 mil pessoas e promover 3,3 mil atendimentos, que incluem serviços de corte de cabelo, orientações e atendimentos jurídicos nas áreas cível e criminal, cadastramento da tarifa social, expedição de documentos, atendimento oftalmológico, aferição de pressão arterial, orientação nutricional, atendimento com clínico geral, informações de como se tornar um microempreendedor individual, contação de histórias, desenho livre, tobogã, casinha pula pula, entre outros.

O Programa

O Programa Ação Cidadania tem duas etapas, sendo a primeira um dia inteiro de serviços nas áreas de saúde, cidadania, educação e cultura oferecidos pelo Sesi e parceiros na região beneficiada, enquanto a segunda levará diretamente aos moradores os cursos profissionalizantes gratuitos do Senai, os cursos gratuitos de inclusão digital e educação continuada do Sesi e o encaminhamento de estudantes para estágio pelo IEL. Para viabilizar esses procedimentos, o Sistemas Fiems disponibilizará as salas de aula móveis e as carretas do Senai, bem como o ônibus e a van de inclusão digital do Sesi, além das sedes das associações de moradores dos bairros quando necessária.

De acordo com a Fiems, o objetivo é buscar nos bairros a mão de obra em falta nas indústrias da Capital, pois muitas pessoas deixam de fazer os cursos gratuitos oferecidos por Sesi e Senai por falta de recursos financeiros para se deslocar até o centro da cidade. No caso do Sesi, são 1.000 vagas nos cursos gratuitos de informática básica, administre seu dinheiro de forma consciente, saúde do homem, saúde da mulher, hipertensão, prevenção ao câncer de pele, noções básicas de segurança de alimentos, entre outros, enquanto o Senai disponibiliza 3.763 vagas em 21 cursos gratuitos, incluindo assistente de contabilidade, ajustador mecânico, almoxarife, costureiro eclético, eletricista instalador residencial, mecânico de máquina reta e overloque, mecânico de manutenção e motores ciclo otto, pedreiro, pintor, operador de computador, entre outros.
Acessibilidade

O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia

Tamanho da Fonte: A+ A-
Contraste da Tela:
Mapa do Site