O Departamento de Fiscalização (DEFIS) do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional MS (CREFITO 13) está atuando com afinco na defesa da comunidade e do bom exercício profissional.
Em fevereiro, a agente fiscal Sarah Elisa Zizemer esteve no município de Naviraí para uma ação conjunta com o Conselho Regional de Educação Física da 11ª Região (CREF11/MS-MT) e o Procon – MS.
“Recebemos uma denúncia do CREF 11em janeiro solicitando uma fiscalização conjunta em face de suposto exercício ilegal da profissão de Educador Físico por parte de uma fisioterapeuta em Naviraí. Confirmamos a denúncia durante a fiscalização e autuamos a profissional e o estabelecimento, que foi interditado pelo Procon em razão de a profissional não estar habilitada a atuar no Estado (por não ter feito a mudança de jurisdição) e por exercício ilegal a profissão de educador físico”, afirmou Zizemer.
Após a fiscalização, o CREFITO 13 participou de um encontro do Procon com a presença de diversos dirigentes municipais do órgão de proteção ao consumidor e o prefeito de Naviraí, Léo Matos.
O superintendente do Procon - MS, Alexandre Rezende, destacou a importância da ação do CREFITO 13 na fiscalização do exercício da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional em Mato Grosso do Sul. “É de extrema importância, pois protege o cidadão, garantindo a ele um atendimento correto, realizado por profissionais capacitados. O Procon – MS estará ao lado do CREFITO 13 nesta luta”, afirmou.
Em sua intervenção, a agente fiscal Sarah Elisa Zizemer abordou a função primordial do CREFITO, que é a fiscalização, a proteção da sociedade contra o mau exercício da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional e o exercício ilegal da profissão. Destacou, ainda, que o serviço prestado pelos profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional é uma relação de consumo e por isso o Procon é um parceiro fundamental.
DEFIS
O profissional Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, amparados pela Lei 938/69, exercem suas atividades atendendo as necessidades da população. Em contrapartida, a mesma legislação que assegura essa prerrogativa prevê que os profissionais sejam fiscalizados por seus pares, a fim de oferecer à comunidade um exercício profissional sério, competente e de qualidade.
É o DEFIS quem vai combater o exercício ilegal das profissões e promover o respeito, o conhecimento, a orientação e o esclarecimento de quem trabalha regido por ele, na defesa de uma assistência de qualidade à sociedade
A equipe realiza a fiscalização em órgãos públicos, empresas, consultórios, hospitais, instituições de ensino superior e também atendem às denúncias que chegam ao Conselho quanto ao exercício ilegal da profissão.
No CREFITO 13, o Departamento de Fiscalização é coordenado pelo Conselheiro Dr. Marcio Maryuama e composto pelo Conselheiro Dr. Carlos Alexandre Xavier da Silva, Agente Administrativa Kiuce Renata Hernandes e Agente Fiscal Sarah Elisa Zizemer.
O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia