O Departamento de Fiscalização (DEFIS) do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Mato Grosso do Sul (CREFITO-13) realizou fiscalizações entre os dias 4 e 8 de maio em municípios fronteiriços ao Paraguai. Foram fiscalizadas as cidades de Porto Murtinho, Caracol, Bela Vista, Antônio João e Ponta Porã.
O objetivo da ação foi garantir a legalidade do exercício profissional da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, orientando os profissionais e cidadãos, visando à qualidade dos serviços prestados e combatendo o exercício ilegal de ambas as profissões.
Segundo o conselheiro do CREFITO 13 Marcio Maruyama houve melhora na qualidade dos serviços nestas cidades e os serviços públicos estão se adequando a carga horária de 30 horas semanais, conforme determina a lei 8.856, de 1º de março de 1994.
A responsabilidade do DEFIS é manter constante vigilância sobre os serviços de Fisioterapia e Terapia Ocupacional oferecidos por profissionais em instituições de saúde públicas e privadas em Mato Grosso do Sul. “Para isso, contamos com a colaboração da população e de todos os profissionais para o combate ao exercício ilegal, preservando a integridade e o prestígio de ambas as categorias. Desta forma será garantida a prestação de um serviço de qualidade à população”, afirma Maruyma.
As denúncias de irregularidades no exercício da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional podem ser feitas pelo telefone (67) 3324-4558 ou pelo e-mail defis@crefito13.org.br, sendo mantido o sigilo do denunciante.
O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia