Representantes do Departamento de Fiscalização (DEFIS) do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Mato Grosso do Sul (CREFITO 13) realizaram intensa fiscalização na última semana na região do Conesul, especialmente nas cidades fronteiriças ao Paraguai, combatendo o exercício ilegal das profissões por brasileiros e estrangeiros.
De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), profissionais formados em instituições estrangeiras só podem atuar no Brasil com a revalidação de seus diplomas por órgãos competentes do Brasil e inscrição no CREFITO de sua jurisdição.
Segundo o conselheiro Marcio Maruyama, o DEFIS conta com a colaboração da população e de todos os profissionais para combater o exercício ilegal da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, garantindo a prestação de um serviço de boa qualidade à população.
Fiscalização
Os profissionais da Fisioterapia e Terapia Ocupacional, amparados pela Lei 938/69, exercem suas atividades atendendo as necessidades da população. Em contrapartida, a mesma legislação que assegura essa prerrogativa prevê que os profissionais sejam fiscalizados por seus pares, a fim de oferecer à comunidade um exercício profissional sério, competente e de qualidade.
As denúncias podem ser feitas pelo telefone (67) 3324-4558 ou pelo e-mail defis@crefito13.org.br, sendo mantido o sigilo do denunciante.
O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia