A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está fazendo uma pesquisa sobre contratualização entre operadoras e prestadores de serviços. O objetivo, de acordo com a diretora de Desenvolvimento Setorial da ANS, Martha Oliveira, é obter um panorama detalhado sobre a celebração de contratos estabelecida a partir da edição da Lei nº 13.003/2014, para que a Agência possa aprimorar as ações nas relações entre os planos de saúde e seus estabelecimentos ou prestadores conveniados.
As operadoras responderão perguntas relacionadas ao aumento dos contratos por escrito após a edição da Lei 13.003, às formas de reajuste aplicadas aos hospitais, consultórios e profissionais, às causas de glosas e às medidas adotadas para a resolução de conflitos com a rede conveniada.
Para os prestadores, as perguntas versarão sobre os pontos de desacordo mais frequentes na celebração dos contratos, as formas de reajuste, os prazos para pagamento e o percentual de guias glosadas.
A pesquisa estará disponível até 31/05/2016. A participação é voluntária e as respostas não ensejarão a aplicação de multas. Cabe ressaltar, ainda, que não haverá a divulgação de dados individualizados por operadora ou por prestador.
Acesse a pesquisa sobre contratualização entre operadoras e prestadores clicando nos seguintes links:
Questionário para prestadores
http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=25439
Questionário para operadoras
http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=25412
Segundo o Conselheiro Márcio Maruyama, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de MS (CREFITO 13), por meio de seu Departamento de Fiscalização, vai colaborar com a pesquisa orientando os profissionais a preencherem o questionário da ANS.
O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia