Corumbá e Cassilândia estão prestes a ganhar Centros Especializados em Reabilitação (CER). Nesta semana, o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Mato Grosso do Sul (CREFITO 13), Carlos Alberto Eloy Tavares, acompanhado pelo diretor tesoureiro da entidade, Rodrigo Lucchesi Cordeiro, estiveram em Brasília onde se reuniram com o corpo técnico do Ministério da Saúde responsável pela implantação dos centros, que fazem parte do programa Viver sem Limites, do Governo Federal.
“A reunião foi muito positiva. Os processos de Cassilândia e Corumbá estão em fase muito avançada. Hoje, Mato Grosso do Sul tem Centros Especializados em Reabilitação apenas em Campo Grande e Dourados. O CREFITO 13 tem visitado os secretários de saúde de todo o Estado para divulgar a importância deste programa que é todo viabilizado com recursos federais”, afirmou Tavares.
A habilitação e reabilitação visam garantir o desenvolvimento de habilidades funcionais das pessoas com deficiência para promover sua autonomia e independência. O Viver sem Limite iniciou a implantação dos CER em todo o Brasil com o intuito de ampliar o acesso e a qualidade desses serviços no âmbito do SUS. Alguns desses centros serão totalmente construídos e outros serão qualificados por meio de reforma, ampliação, aquisição de equipamentos e reforço de pessoal.
O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia