Com participação de todos os Regionais, a reunião de DEFIS e Ética do Sistema COFFITO/CREFITOs, realizada nos dias 15 e 16, promoveu análise do novo Código de Ética comentado, além de incluir as realidades da fiscalização, o estudo de casos, a possibilidade de Diretrizes e Parâmetros Nacionais de Fiscalização, e de Interdição de Serviços.
O presidente do COFFITO, Roberto Mattar Cepeda, por meio da sua Procuradoria Jurídica, anunciou o projeto, em execução no COFFITO, de criação da Escola Superior de Aprimoramento da Fiscalização (ESAF), que oferecerá capacitação, aprimoramento e recursos que visam padronizar a fiscalização no Brasil – cumprindo, assim, uma das principais missões da Autarquia, ou seja, a de proteger a sociedade e assegurar o bom exercício das profissões, mediante um controle sistemático das práticas profissionais.
De acordo com o presidente, a concepção da ESAF é um projeto originado dos eixos de administração da gestão e intrínseco ao Sistema. Cepeda lembrou, também, que a criação efetiva se dará após discussão do tema na próxima plenária do COFFITO. “Este é um projeto antigo, um sonho dessa gestão. Essa escola permitirá a atualização e o aprimoramento permanente dos nossos fiscais. Além disso, ela proporcionará a aproximação do Conselho com a realidade da fiscalização, e desta com o legislador”, completou.
O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia