Mais uma ação revertida em conquista! O COFFITO, por meio da Comissão de Desenvolvimento Científico e Educação, vem participando de reuniões com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), solicitando melhorias nos instrumentos avaliadores dos cursos de graduação. Neste mês, desde o dia 20 de agosto, está aberta a consulta pública com o objetivo de receber contribuições para o aprimoramento do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação.
Para toda a área da saúde
Todas as instituições de educação superior estão convidadas a participar. As propostas devem ser encaminhadas até 4 de setembro, por meio de formulário disponível no Portal do Inep. A minuta do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação, que inclui novos indicadores específicos para toda a área de saúde, bem como outras alterações, consta da nota técnica nº 40/2015, que também pode ser acessada no mesmo endereço eletrônico.
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) prevê o acompanhamento sistemático do processo de avaliação e o aprimoramento de seus instrumentos, com o objetivo de garantir a qualidade da educação superior no Brasil. A Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES) do Inep, visando à adequação do Instrumento de Avaliação presencial e a distância às novas exigências curriculares do curso de graduação em medicina, sobretudo no que tange aos indicadores da área de saúde, constituiu assim uma comissão técnica. O grupo conta com a participação de representantes da própria autarquia, dos ministérios da Saúde e da Educação, da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM). Participam também a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
Essa comissão propôs as adequações necessárias ao instrumento, conforme o programa Mais Médicos e as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina. Contudo, algumas alterações contemplam, como indutoras de qualidade, os demais cursos de graduação, ou seja, serão aplicadas a todas as áreas do conhecimento da educação superior brasileira.
Para finalizar esse processo, a realização dessa consulta pública obedece ao princípio da transparência e reforça a importância da participação e do diálogo constantes entre o Estado e a sociedade civil. Ao final do prazo, as sugestões serão analisadas pela DAES/INEP. O resultado será divulgado por meio de outra nota técnica.
O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia