Disponível na versão eletrônica, a “Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia” visa oferecer a profissionais, docentes, estudantes e interessados no tema um espaço privilegiado para a troca de experiências, pesquisas, estudos, relatos e publicações. O lançamento ocorreu durante o 4º Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva, 1º Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia e o 24º Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia, em Natal (RN).
Levar a produção de conhecimento, muitas vezes restrita ao mundo acadêmico, mas com relevante valor de uso para os profissionais de saúde e usuários, foi o que motivou a parceria da ABENFISIO com a Editora da Rede Unida. Assim, o conselho editorial da “Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia” se dedicou a criar um veículo de comunicação inovador, capaz de proporcionar a interlocução entre diversos saberes, alinhada às demandas da sociedade e com maior liberdade na forma de diálogo.
Além disso, a criação da revista surge para suprir a necessidade de debater questões relativas às mudanças ocorridas nas diretrizes curriculares dos cursos de Fisioterapia (ocorridas em 2002); às dificuldades pedagógicas na Fisioterapia; à formação de fisioterapeutas com foco na saúde funcional dos indivíduos e coletividades; à formação articulada aos espaços onde se produz saúde e seus processos de trabalho; entre outros assuntos.
“A revista surge pela necessidade de um veículo para divulgação da produção científica na área, a fim de proporcionar a interlocução entre os diversos saberes, alinhado às demandas da sociedade. O objetivo é a consolidação e difusão dos conhecimentos produzidos em uma perspectiva mais abrangente e próxima da realidade da saúde e da educação”, afirma a fisioterapeuta Mara Lisiane de Moraes dos Santos, que ao lado de Vera Maria da Rocha, dividem a chefia editorial da publicação.
Primeira edição
Em seu primeiro número, a “Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia” aborda temas importantes, tais como: as políticas públicas de saúde, interdisciplinariedade do cuidado, a formação e as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, relatos de experiência sobre a inserção do profissional em modelos interdisciplinares, cuidado nas práticas corporais, e a educação interprofissional e práticas colaborativas.
A revista também apresenta pesquisas científicas sobre avaliação formativa na Atenção Primária; a percepção dos usuários sobre as ações profissionais desenvolvidas em ambientes domiciliares; e a visão das crianças sobre saúde e tabagismo, entre outras.
O número 01 da revista “Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia” é acompanhado de seu primeiro suplemento que apresenta os anais 4º Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva, 1º Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia e o 24º Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia.
O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia