Rua 25 de Dezembro, 13 - Centro || 8h às 17h - Segunda a Sexta-feira

Palavra do Presidente

Para compreender o processo que culminou na criação do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional MS (CREFITO-13) é preciso retroceder a 2002, ano em que foi criada a subsede do CREFITO 9 em Campo Grande. Passados 15 anos, é preciso agradecer e reconhecer a importância de todas as pessoas que, na época, trabalharam para implantação da semente do que seria o nosso CREFITO, e que conseguiram, ainda que timidamente, e diante da estrutura que era possível na época, iniciar suas inerentes atividades como um braço do CREFITO 9, prestando serviços aos profissionais e a usuários sinalizando a possibilidade justificável de uma futura estrutura e gestão próprias.

Foi em 2004 que profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais desejosos por uma gestão essencialmente sul-mato-grossense, pautada legitimamente pelo princípio federativo e pela necessidade de usuários e profissionais do nosso Estado por uma assistência organizada e de qualidade das profissões, se uniram para tornar realidade este projeto.

O ano de 2004 foi marcante para a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional sul-mato-grossenses. Neste ano, as discussões para a concretização do nosso sonho se tornaram mais resolutivas e contaram com a importante participação do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). 

Tais discussões resultaram em ações coordenadas para subsidiar formalmente nosso pedido de instalação de um Conselho próprio. Para isso, foram colhidas assinaturas de apoio dos profissionais de todo Estado, de deputados estaduais e federais, reitores, prefeitos e outras autoridades constituídas à época. Procedemos, então, o envio da solicitação assinada por representações das categorias ao Conselho Federal, juntamente com as manifestações formais de apoio.

Nossa luta se arrastou por mais alguns anos até que, em 2009, o COFFITO, por meio do Presidente Roberto Mattar Cepeda, eleito neste mesmo ano, iniciou as discussões para criação do Conselho no Mato Grosso do Sul.

Todos os tramites foram seguidos, com a realização de Audiência Pública (23/02/2010) com a presença de representantes do COFFITO e profissionais de todo Estado sobre a sustentabilidade econômico-financeira do CRFEITO-13; a publicado o desmembramento (13/04/2010). Com o CREFITO-13 oficialmente criado, passamos oa momento do exercício democrático, no qual duas chapas disputaram as eleições.

Tivemos a felicidade e a honra de sermos a primeira equipe a trabalhar de forma efetiva no CREFITO-13 pelo crescimento da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional em nosso Estado. Desde a posse do primeiro mandato desta diretoria, no dia 1º de abril de 2011, não temos feito outra coisa.

Desde então, demos prosseguimento a ações tais como a implantação dos programas de Interiorização (em que são conciliadas reuniões com profissionais e com secretários de saúde, além de atendimento administrativo aos profissionais), de Relações Institucionais (com reuniões realizadas com PROCON, Ministério do Trabalho, Ministérios Públicos Federal e Estadual e Conselhos Profissionais), a realização de Audiências Públicas sobre a assistência no setor privado e implantação dos Referenciais Nacionais de Honorários (Operadoras de Planos de Saúde) e Parâmetros Assistenciais; de Oficinas NASF para capacitação de profissionais da Rede Municipal de Saúde entre muitas outras.

Em 2017, realizamos o antigo sonho de uma nova sede, com aumento do quadro de servidores públicos e aquisição de equipamentos visando otimizar o atendimento aos profissionais e sociedade em geral.

Gostaríamos de mencionar e agradecer as pessoas que colaboraram com o desmembramento, criação e implantação do CREFITO-13, em nome das quais estendemos este reconhecimento a todos os profissionais do Mato Grosso do Sul:

Adriane Pires Batiston

Albert Schiaveto de Souza

Alexandre Doval

Ângela Amanda Nunes Rios

Ângela Midori Kuraoka

Cássio Fernando Oliveira da Silva

Célia Maria de Jesus Correa

Dagmar Tavares V. de Queiroz

Daniel Salvador

Elias Nasrala Neto

Evory Moraes Teixeira

Fernanda Silva Cruz

Fernando Pierette Ferrari

Francisca Rêgo

Grazieli Barbier Barros

Ione Marsura Salomao

José Euclides Poubel e Silva

Josy Mariane Thaler Martini

Juliano Coelho Arakaki

Luciana Barbosa Rocha

Mara Lisiane de M. dos Santos

Márcio Maruyama

Micheli Diniz

Neusa Félix de Azevedo

Roberto Mattar Cepeda

Rodrigo Lucchesi Cordeiro

 

Carlos Alberto Eloy Tavares
Presidente do CREFITO-13

  • presidente
  • Dr. Carlos Alberto Eloy Tavares

    Presidente

Acessibilidade

O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia

Tamanho da Fonte: A+ A-
Contraste da Tela:
Mapa do Site