Rua Antonio Maria Coelho, 1400 - Centro || 8h às 17h - Segunda a Sexta-feira

Notícias • 13/11/2017
Senado realiza Sessão Solene em homenagem ao Centenário da Terapia Ocupacional no Mundo

No dia 6 de novembro, em Brasília, por intermédio do Senador Antonio Anastasia, foi realizada Sessão Solene em Homenagem ao Centenário da Terapia Ocupacional no mundo. O momento foi marcado pela participação de representações do Sistema COFFITO/CREFITOs, entidades da Terapia Ocupacional no Brasil, profissionais e acadêmicos da área. Em sua fala, o Senador citou as visitas que fez a países cujos registros históricos são milenares, como Grécia, China e Turquia, e a oportunidade de conhecer localidades para onde, na antiguidade, já eram enviados cidadãos com enfermidades de ordem psicológica ou física que se submetiam a ações de reabilitação focadas no desenvolvimento de ocupações específicas. Por isso ele defende que a Terapia Ocupacional precisa ser mais popularizada e mais adotada também no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A primeira fala da mesa foi a da vice-presidente do COFFITO, Dra. Patrícia Luciane Santos de Lima, que fez um resgate histórico da profissão, esclarecendo que o primeiro indício da utilização da ocupação na vida das pessoas aparece na China, em 2.600 a.C. Segundo ela, no entanto, apesar de milenar, o ápice ocorreu na I e na II Guerra Mundial. “Mas foi como consequência dos acidentados da Primeira Grande Guerra (1914-1918) que a Terapia Ocupacional começou a existir como profissão, na área das disfunções físicas, com a criação de serviços de Terapia Ocupacional nos hospitais militares, pois havia a necessidade de reabilitar os jovens militares incapacitados durante a guerra. Os primeiros serviços de Terapia Ocupacional foram, portanto, na área das incapacidades físicas e valorizavam o exercício articular e muscular”, enfatizou.

Para a vice-presidente esse é o momento em que os terapeutas ocupacionais e acadêmicos precisam se empoderar quanto à profissão para, ao passo em que evoluem e se consolidam no mercado de trabalho, possam, juntos, engrandecer a Terapia Ocupacional.

O presidente do CREFITO-4, Dr. Anderson Coelho, em sua fala, relembrou os primeiros profissionais que cunharam a data celebrada no dia 27 de outubro, momento em que foi fundada a Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA). “Ocupamos hoje o plenário principal do Senado Federal para rememorar um dia que já dura 100 anos: a data em que um pequeno grupo de homens e mulheres decidiu se ocupar de algo, até então, inexistente, para pertencer a um tempo que ultrapassaria a própria época”.

O presidente do CREFITO-3, Dr. José Renato de Oliveira Leite, aproveitou o momento para homenagear todos os profissionais, em especial seu colega de gestão e vice-presidente do Regional, Dr. Adriano Conrado. Durante o seu discurso, também relatou a necessidade de reforçar a ampliação de graduações em Terapia Ocupacional no Brasil, para atender às necessidades da população brasileira.

A presidente do CREFITO-15, Dra. Eunice da Encarnação Garcia da Silva e Souza, em fala breve, parabenizou a todos os terapeutas ocupacionais do Brasil pela data e pela trajetória da profissão.

O evento ainda contou com a homenagem às entidades brasileiras de Terapia Ocupacional, com entrega de placas de comenda pela dedicação à profissão.

Acessibilidade

O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia

Tamanho da Fonte: A+ A-
Contraste da Tela:
Mapa do Site