Rua Antonio Maria Coelho, 1400 - Centro || 8h às 17h - Segunda a Sexta-feira

Notícias • 20/09/2017
Fisioterapia auxilia no tratamento da incontinência urinária

Uma das doenças que causa um grande desconforto e constrangimento em homens e mulheres é a Incontinência Urinária. Nas mulheres ela é mais frequente, pois a suas vias urinárias são estruturadas muito próximas de outros órgãos (útero, uretra) localizados na cavidade abdominal, aumentando a relação entre a bexiga e os órgãos do aparelho reprodutor feminino.

A fisioterapia tem ganho grande espaço no tratamento da incontinência urinária. Ela atua principalmente nas incontinências de esforço e também contribui no tratamento do tipo de urgência e a paradoxal. Muitas mulheres têm procurado os consultórios clínicos para fazer sessões com fisioterapeuta, o que tem deixado muitas delas bem mais seguras.

Pesquisas apontam que, quando a mulher é acometida pela Incontinência Urinária, tende ao isolamento social, queda na auto-estima, depressão, angústias, irritações, dificuldades na vida sexual, alterações no sono e repouso, afetando sua qualidade de vida. Por isso, elas procuram o serviço médico que indicam a fisioterapia como método de primeira escolha para o tratamento das disfunções miccionais.

O aumento no número de pacientes é crescente, mas ainda não atinge a totalidade dos casos de mulheres acometidas pela Incontinência Urinária (IU).

O tratamento fisioterapêutico é feito no próprio consultório, após avaliação clínica. Após uma avaliação, o fisioterapeuta prescreve o programa de tratamento. Entre os recursos fisioterapêuticos disponíveis está o Treinamento (reeducação) dos Músculos do Assoalho Pélvico por meio da cinesioterapia; que pode ser associado ou não à biofeedback, cones vaginais e eletroterapia; e por fim, o tratamento comportamental (psicológico).

Além disso, a fisioterapia exige uma dedicação maior das pacientes, com exercícios que devem ser feitos em casa. São prescritos exercícios que podem ser feitos em casa, após instruções importantes para o paciente como a redução da ingestão de frutas cítricas, cafeína e álcool, ajustes de algumas medicações que podem afetar a função vesical, como diuréticos e antipsicóticos.
            
Mas a motivação da paciente é fundamental para o sucesso do tratamento. Os benefícios que a fisioterapia traz para o paciente são inúmeros. O principal benefício é a reeducação da musculatura do assoalho pélvico, para aumentar sua força, endurance e resistência. O tratamento tem resultados subjetivos que vão de 70 a 80% de cura ou melhora da Incontinência Urinária.

Acessibilidade

O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia

Tamanho da Fonte: A+ A-
Contraste da Tela:
Mapa do Site