Rua Antonio Maria Coelho, 1400 - Centro || 8h às 17h - Segunda a Sexta-feira

Notícias • 13/10/2017
Feliz dia dos Fisioterapeutas e Feliz dia dos Terapeutas Ocupacionais!

É com muito orgulho que comemoramos o aniversário das profissões, que é fruto de lutas históricas para que fisioterapeutas e também terapeutas ocupacionais fossem reconhecidos como profissionais da saúde no Brasil. No século XVIII predominava um sistema mecanizado que impunha exaustivas jornadas de trabalho culminando com aparecimento de novas doenças. Nesse contexto, surge a utilização de recursos elétricos, térmicos e hídricos combinados com técnicas manuais para tratar pessoas acometidas por doenças. Porém, o reconhecimento profissional viria somente no século XX com a promulgação do Decreto-Lei 938/1969 que rege nossas profissões que brilhantemente começaram a planejar tratamentos para restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física e mental dos pacientes.

Felizmente, hoje, o momento é muito diferente do que naquele tempo. Conquistas na esfera política, econômica, da educação e da saúde possibilitaram avanços que mudaram, e mudam a todo tempo, a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional. É evidente a ampliação da assistência ao brasileiro no Sistema Único de Saúde (SUS), apesar de todas as dificuldades impostas, principalmente, pela forma de condução dos gestores na administração dos recursos financeiros. Não estamos limitados mais a “restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física e mental do paciente”, mas também de atuar de maneira integrada com diversas profissões de saúde com objetivo de proteger a saúde da sociedade. A utilização de evidências científicas nos diferentes cenários de atuação é outra grande estratégia de aumentar e consolidar nossos fazeres de forma segura e eficaz em todos os níveis de atenção à saúde.

Ações de promoção e prevenção de doenças; proteção específica e recuperação de agravos são realizadas com mais autonomia, que vão desde a consulta, passando pelos objetivos a curto, médio e longo prazo, bem como o plano de tratamento na abordagem física e mental com foco sempre na funcionalidade dos sistemas do organismo.

Somos mais de 200 mil profissionais em todo o Brasil, formados em faculdades que, em sua maioria, cumprem as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação, oferecendo cursos de graduação na modalidade presencial, garantindo mais qualidade de atendimento aos futuros clientes/pacientes. Notórias são nossas conquistas e, certamente, ainda há muito a ser feito, porém, é importante também celebrar e demonstrar nosso orgulho e compromisso com a saúde funcional. Temos de garantir que um número cada vez maior de pessoas de todas as classes sociais tenha acesso às nossas profissões, principalmente, as com doenças crônico-degenerativas.

Finalizo agradecendo a todos os cidadãos e profissionais que defendem a saúde brasileira na sua plenitude e, de modo especial, parabenizo todos os profissionais pelo seu dia. Feliz dia dos Fisioterapeutas e Feliz dia dos Terapeutas Ocupacionais!

Carlos Alberto Eloy Tavares

Acessibilidade

O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia

Tamanho da Fonte: A+ A-
Contraste da Tela:
Mapa do Site