Rua 25 de Dezembro, 13 - Centro || 8h às 17h - Segunda a Sexta-feira

Notícias • 17/09/2019
CREFITO 13 parabeniza os colegas fisioterapeutas paraguaios pela regulamentação da profissão no país

O presidente do CREFITO 13 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Mato Grosso do Sul), Dr. Renato Silva Nacer, destaca que "a regulamentação da Fisioterapia no Paraguai representa um marco histórico para o país e assegura aos nossos colegas vizinhos autonomia profissional necessária para o fazer fisioterapêutico, bem como, para permitir o desenvolvimento da profissão e dos profissionais no país". 

A regulamentação da Fisioterapia no Paraguai foi sancionada no dia 20 de julho de 2019, na qual permite realização de atividade autônoma, individual e interdisciplinares em instituições públicas, privadas ou mistas, e concede as universidades a criação de cursos para a formação de bachareis em Fisioterapia.

Os termos das resoluções brasileiras foram aceitas pelo parlamento paraguaio, o que facilitará as políticas de livre trânsito, promovendo segurança ao exercício da Fisioterapia no Mercosul. 

Os estrangeiros com um título equivalente, poderão trabalhar no país desde que tenha visto temporário e apresentem as especialidades tendo autorização prévia das autoridades competentes. A concessão do Registro Profissional, bem como o controle do exercício da profissão, serão de responsabilidade do Ministério da Saúde, nas condições estabelecidas pelo país. 

O Dr. Renato Silva Nacer ressalta que o fisioterapeuta graduado fora do território brasileiro precisa solicitar a revalidação do diploma e, posteriormente, estar inscrito no CREFITO da região que pretende atuar.

Clique e veja a Ley nº 6.346 – Del Ejercicio Profesional de la Fisioterapia y Kinesiología. https://www.coffito.gov.br/nsite/wp-content/uploads/2019/08/Gaceta.20.julio_.pdf.pdf

Acessibilidade

O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia

Tamanho da Fonte: A+ A-
Contraste da Tela:
Mapa do Site