Rua 25 de Dezembro, 13 - Centro || 8h às 17h - Segunda a Sexta-feira

Notícias • 29/11/2019
Em sessão solene, presidente do CREFITO 13 pontua os avanços das profissões nos 50 anos e destaca a importância do engajamento profissional e a necessidade de debate mais sobre políticas públicas de saúde

Na sessão solene de honra ao mérito legislativo em comemoração aos 50 anos da regulamentação da Fisioterapia e Terapia Ocupacional na Assembleia Legislativa, promovida pelos deputados Renato Câmara e Marcio Fernandes, em parceria com o CREFITO 13, o o presidente Dr. Renato Nacer fez um resgate histórico das duas profissões, destacando os avanços alcançados nestes 50 anos. Além disso, alertou sobre a abertura indiscriminada de cursos de Formação na modalidade à distância (EaD) e mencionou que tem acompanhado com receio a nova política de financiamento e gestão, proposto pelo Ministério da Saúde através da Portaria n. 2.979 de 12 de novembro de 2019, a qual substitui o NASF pelo Programa Previne Brasil.

Segundo o Dr. Renato Silva Nacer, "a mudança pode agudizar ainda mais o desequilíbrio já existente entre o número de profissionais prestadores de serviço e a demanda populacional", que reforçou ainda que é fundamental que os profissionais da saúde e a sociedade participem de debates públicos sobre a temática de modo que possam se organizar na busca de soluções democráticas e participativas."Nós entendemos que os Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), vinculados a Estratégia Saúde da Família (ESF), compõem a principal estratégia de saúde pública no Brasil por se situar na atenção primária à saúde compreendendo a realidade do usuário em sua territorialidade e contextualidade", afirmou.

Dr. Renato Silva Nacer garantiu que o CREFITO 13 vai se manter vigilante em defesa das prerrogativas profissionais e contrário a toda e qualquer tentativa de mercantilização da saúde e da formação profissional, e de reserva e cerceamento de mercado, inclusive no que tange à divulgação de notícias e informações inverídicas, como acerca da suposta proibição do exercício da Acupuntura por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Homenageados com o Diploma de Honra ao Mérito Legislativo

Nesta quinta-feira (28), na Assembleia Legislativa, 46 profissionais entre fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais receberam a honraria estadual. A proposição foi feita pelos deputados estaduais Marcio Fernandes e Renato Câmara, em parceria com o CREFITO-13.

Entre os homenageados estão o presidente, Dr. Renato Silva Nacer, o vice-presidente, Dr. Rodrigo Re Poppi, o diretor-secretário, Dr. Marcos Antônio da Silva Ferreira Jr. e o diretor-tesoureiro do CREFITO 13, Dr. Denis Pereira da Silva. Prestigiaram a sessão a reitora da Unigran Capital, Mariana Zauith, e a fisioterapeuta e superintendente de Vigilância em Saúde, Dra. Veruska Lahdo, representando o secretário municipal da Saúde, José Mauro Filho.

 

Confira a lista dos homenageados:
Aline Molina Dias
Daniely dos Santos Rosa
Denis Ferelli Vasques
Fátima Cazeiro
Franciele Cristina Chignolli da Silva Euzébio
Julia Carmen Silva do Nascimento
Lya Alves Corrêa dos Reis
Paulo Okumoto
Sandra Regina Barnabé Ramalho Zoratti
Aianne Carelli Nasser de Mello
Aparecida Alves de Assis
Camila Balbuena Garcia de Almeida
Grace Claudia Gasparini
Ione Marsura Salomão
Luciane Cordeiro de Lima Couto
Lucimar dos Santos Gomes de Souza
Marcia Solange Rosa Azambuja
Renata de Oliveira Cacciatori
Renata Ramalho Martins Manfrinatti
Renato Silva Nacer
Rommel Padovan Branquinho
Sidney Dutra Nunes
Sidney Fernando Moreno Maldonado
Stella Maris Soares Almeida Silva
Thiago Olegario Caminha
Adão Santos Moreira
Alan de Assunção Flores
Albert Schiaveto de Souza
Daniel Martins Pereira
Denis Pereira da Silva
Fernando Pieretti Ferrari
Gustavo Christofoletti
Israel Moraes dos Santos
Karla de Toledo Candido Muller
Karla Luciana Magnani
Leandro Hübner da Silva
Marcos Antonio da Silva Ferreira Junior Marcos Mitsuo Moriy
Marise Garcia Ferreira Lima
Micheli Diniz Pedro Haidar
Rodrigo Ré Poppi
Suzi Rosa Miziara Barbosa
Themis Maria Milan Brochado
Vanessa Artacho Peres

Acessibilidade

O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia

Tamanho da Fonte: A+ A-
Contraste da Tela:
Mapa do Site