Rua 25 de Dezembro, 13 - Centro || 8h às 17h - Segunda a Sexta-feira

Notícias • 18/05/2020
Curso capacita 92 profissionais de Fisioterapia no enfrentamento à pandemia

A Comissão Provisória de Gerenciamento de Crise e Enfrentamento ao COVID-19 do CREFITO-13 e a ASSOBRAFIR-MS organizaram o curso de Capacitação para Fisioterapeutas no Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus, que ocorreu entre os dias 14 a 16 de maio. Cerca de 92 profissionais participaram das aulas, as turmas tiveram que ser divididas por questão de medidas de segurança ao COVID-19. O curso foi realizado no Humap/UFMS (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian), de Campo Grande. 

O fisioterapeuta intensivista, Dr. Rodrigo Garcia, que faz parte do Comitê de Gerenciamento de Crise de Campo Grande, ajudou na capacitação. Outros ministrantes foram o diretor regional da ASSOBRAFIR, Dr. Gabriel Rapello, e o coordenador do Departamento de Fiscalização do CREFITO-13, Dr. Rodrigo Koch. O curso contou com apoio do setor de Gerência de Ensino e Pesquisa do Humap/UFMS, que propiciou a utilização das salas de aula e do Centro de Simulação Realística, equipados com manequins e equipamentos hospitalares para treinamento.

Os profissionais passaram por estações teórico e prático sobre cuidado das vias aéreas e oxigenoterapia; ventilação mecânica; e posição prona. As turmas de quinta-feira e sexta-feira foram abertas para profissional da Capital, já no sábado dedicada aos fisioterapeutas das cidades do interior. Participaram profissionais de Terenos, Sidrolândia, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Dourados, Fátima do Sul, Aquidauana, Maracaju, Jardim, Chapadão do Sul e Porto Murtinho. 

O vice-presidente do CREFITO-13, Dr. Rodrigo Re Poppi, integrante da Gerencia de Ensino e Pesquisa do Humap, ressaltou que houve no total 164 inscritos. “Aos profissionais que não conseguiram participar do curso, tenha certeza que o Conselho vai buscar formas para que o conteúdo possa chegar a todo o Estado”, afirmou. Poppi destacou a importância da parceria na realização do evento. “Agradecimento especial a professora, Dra. Maria de Fátima Meinberg Cheade, gerente de Ensino e Pesquisa do Humap/UFMS. A Assobrafir pela parceria, E a Pullmonar e Denis Pereira, pelo apoio na realização do curso”, finalizou.

Acessibilidade

O presidente do Conselho
Regional de Fisioterapia e Terapia

Tamanho da Fonte: A+ A-
Contraste da Tela:
Mapa do Site